terça-feira, 31 de dezembro de 2013

"Até aonde o coração pode chegar"

As pessoas que acompanham o meu trabalho desde o final dos anos 80 como produtor musical e conhecem a minha trajetória, pelo meus grupos, ou pelas minhas produções, ou até pelo meu livro sabem que não sou o tipo de pessoa de falar de trabalhos que eu participo, ou que esteja totalmente responsável do inicio ao fim. Não por falta de consideração mais pelo simples fato de ser uma pessoa "desligada" quando se trata em divulgar o "DJ Raffa" como artista, produtor e educador. Alguns falam que e "humildade" mais outros me alertaram que infelizmente vivemos em uma época que se não estivermos constantemente informando o que fazemos através das redes sociais mostrando que estamos vivos... seremos aos poucos esquecidos. Alem de sermos ofendidos por alguns que em uma roda de conversa ou lançamento de clipe perguntam: Mais o "Raffa" ainda está na ativa?... Engraçado que quem faz essa pergunta sempre se diz seu amigo, chegado e admirador do seu trampo mais pelas costas deseja que você já esteja morto profissionalmente a muito tempo. 
Tenho pena porque nunca estive tão na ativa! Sempre costumo falar que me considero um artista reciclado que conseguiu atravessar a barreira das gerações e estar trabalhando tanto com a "velha escola" e com a "nova escola" apesar de eu achar isso esteriótipos encontrados para separar as gerações quando ao meu ver elas juntas tem muito mais a contribuir umas com as outras.
Acredito muito na nova geração de produtores e até beat Makers mais ao mesmo tempo acredito nos meus ensinamentos e convicções, e que a produção musical jamais vai se limitar a um beat.
Pra mim produzir um disco inteiro, dar a sua cara em um trabalho sem tirar a autenticidade do artista, ainda continua sendo um dos maiores desafios em uma produção musical. Produzir não é só apertar botão, usar um bom software ou retocar um sampler. E visualizar o produto final desde o começo. E discutir muito!! Estúdio e isso "relações humanas".
Mais todo esse "preludio" serviu apenas para eu falar de um dos últimos trabalhos que eu produzi em 2013 que foi o CD do grande artista "Crônica Mendes" intitulado "Até aonde o coração pode chegar".
Posso dizer que foi para mim um dos melhores discos que eu já produzi. Não só porque o artista em questão para mim é um dos melhores no Brasil, mais porque fomos amadurecendo nossa amizade no processo do trabalho que claro gerou muitas discussões e muitas alegrias. No final o importante foi a confiança depositada de ambos e a liberdade de opiniões em cada musica e o respeito acima de tudo. Que para mim é o mais importante.
O que posso dizer desse disco produzido por mim?.... Não posso dizer nada!!! Vão na loja e comprem. Vão na I Tunes e baixem. Garanto... que não vão se arrepender. Não foi u disco feito em "um mês" ou "uma semana". Demorou quase um ano!! Não que a demora seja motivo de qualidade.... Mais foi motivo de cuidado para que tudo ficasse do jeito que deveria ser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário